Nossa mente, ao longo da vida, lança âncoras a cada vivência positiva ou negativa que vivenciamos. O fato é que todos esses registros andam conosco o tempo todo. Eles ancoram nosso passado e na grande maioria das vezes, determinam as formas com as quais reagimos em novas situações.
Quando dizemos que uma pessoa é negativa e baixo astral provavelmente a maior parte da sua vida foi formada por vivências em que as emoções que predominaram foram do insucesso, decepção ou falta de auto estima. Desta forma, nossas âncoras mentais nos fazem estacionar no passado, e acabamos sempre repetindo as mesmas experiências. Sabem aquela história: “Já vi esse filme...” - “De novo estou atraindo um chefe encrencado, ou um relacionamento enrolado?”.
Quando alguma situação começa a se repetir em sua vida, provavelmente você ‘ancorou’ em um tipo de emoção que o faz buscar repetir sem perceber sempre o mesmo padrão de pensamentos e comportamentos que levarão posteriormente a voltar a experimentar aquelas emoções anteriores.
Para a Espiritualidade chamamos de sintonia, e para a Física Quântica se fala em energia. Energia essa que você emite, para a sua vida, e acaba atraindo, segundo a Lei de Atração as vivências que tem experimentado.
Precisamos ficar atento com nossas emoções, pois a mente é rápida em gerar essas âncoras mentais que acabam nos fazendo ficar parados numa mesma situação por muito tempo.
Vou descrever um exemplo para clarear como é gerada uma âncora mental. Se você for assaltado num determinado cruzamento, automaticamente você cria uma âncora do medo no seu mapa mental. Toda vez que você passar por esse cruzamento e trazer novamente a emoção do assalto do passado, você estará fortalecendo essa âncora do medo em seu mapa mental.
Se você alimenta diariamente esse estado de medo no seu mapa mental, você poderá chegar a viver em um estado de desequilíbrio mental, apresentando pânico, fobias, dentre outras síndromes que temos hoje ouvido falar. Portanto toda vez que você sentir uma emoção do passado, você estará fortalecendo essa âncora no seu mapa mental e atraindo sempre as mesmas situações. Porém, é possível superar e ampliar o nosso mapa mental, nesse sentido os estudiosos da Física Quântica aliada à visão espiritualista, defendem o viver no Aqui, Agora. Salientam que o Aqui Agora é o único tempo verdadeiro que existe.
O caminho a trilhar é o de vigiar as emoções, sintonizando com o Aqui Agora para poder fazer novas escolhas. Assim ampliar o mapa mental, criando novas âncoras mais positivas e mais saudáveis, que nos tragam paz, conforto e satisfação interior. Hoje em dia nossa bússola diária deve ser o nosso emocional. Se você estiver a todo instante consciente de que alguma emoção esta lhe tirando da sua paz interior, você deve se perguntar: Essa emoção é real? Ela esta acontecendo no Aqui Agora? Ou é do passado? É de alguma âncora do passado que criei no meu mapa mental? Quando você começar a olhar para as suas emoções, você terá a escolha de mudá-las e estabelecer novas âncoras, novas conexões mentais e criar um novo mapa mental, favoráveis ao seu crescimento, seja ele intelectual ou espiritual.
(Marcos Adriano Infantozzi - Terapeuta & consultor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário