Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Relação à distância é possível?


Há prós e contras numa relação à distância. Tudo vai depender se você e ele estão no mesmo nível de envolvimento emocional.

Relação a dois é ficar juntos, agarrados, numa companhia quase inseparável de corpos. Ou seja, a união de mentes e corpos é fundamental. Uma relação à distância é possível ser completa e feliz? E você, acha que é possível ser feliz relacionando-se com alguém que mora a léguas de você?
Romance à distância não é privilégio da nova geração, garante a sexóloga Regina Racco. "Sempre existiu. Antes, anúncios em revista aproximavam os apaixonados e não importava se a distância era entre duas cidades, estados ou mesmo países: namoros surgiam e se mantinham por meses, anos e muitos culminaram em casamentos", afirma a sexóloga.
Na era da Internet, será que a integração intensa com as redes sociais ameniza a distância? Quanto mais a tecnologia avança, explica Regina, mais fácil e viável se torna um relacionamento à distância. "Arrisco-me a dizer que o índice de sucesso desta forma de amar é idêntico aos relacionamentos próximos. Por que não apostar em um assim? Há prós e contras, mas seguindo a máxima que o amor tudo pode, você pode ter sucesso nessa relação", aposta Regina.


Quais os valores nesse tipo de relação?


Essa forma de relacionamento não difere dos demais e valores como companheirismo, amizade, respeito e confiança também servem como uma base sólida. Mas a sexóloga faz um alerta: uma relação a dois assim somente será válida se ambos tiverem a certeza de que, de fato, valerá a pena porque o investimento emocional é alto. "Haverá muita frustração e também contentamento, mas o sentimento de saudade constante e o desejo de estar juntos podem gerar um bom grau de insatisfação", afirma Regina Racco.


A Internet aproxima mais as pessoas?


Com a engenhosidade da Internet e suas redes sociais, assegura a sexóloga, grande parte das pessoas se sente muito mais livre. Ou seja, é mais fácil abrir-se em um e-mail ou chat do que cara a cara, tornando-se bem mais rápido o estreitamento da relação. "Assim, um namoro que talvez levasse meses para deslanchar se torna muito mais sério em pouco tempo", ressalta a sexóloga.
Dessa maneira, explica Regina, essa aparente 'liberdade de comunicação' aproxima mais os dois amantes e funciona como uma janela direta para a alma um do outro. "Nasce o amor e, se bem administrados os problemas, há chance real de um final feliz", afirma Regina.


Dá para vencer a distância?


Sim, dá. Mas a distância apenas pode ser vencida quando há um bom envolvimento. Envolvimento de que forma? Com simples atitudes como fazer-se presente na vida do outro em momentos de alegria ou tristeza, acalentá-lo, ouvir suas dúvidas, fazer com que o outro o sinta mais próximo até do que as pessoas que estão à sua volta. Isso, ressalta a sexóloga, agirá como um encurtador de distâncias.
Você pode, por exemplo, enviar constantemente objetos ou presentes que nada tenham a ver com valor financeiro, mas sim com valor emocional. "Coisas que possam ser tocadas aproximam quem está distante e essa prática funciona como prova física de que o outro, de fato, existe e se importa com você", aconselha Regina.


Os riscos e perigos


Claro, como qualquer relação entre seres humanos, essa, mais do que nunca, contém seus riscos e perigos. Veja os principais:
Príncipe ou sapo? O seu príncipe do outro lado do mundo pode ser um sapo daqueles pintadinhos e de aparência inocente. A princesa, igualmente. "Use todos os recursos para saber quem está do outro lado e tenha os devidos cuidados com a superexposição antes que a confiança nele ou nela se estabeleça, Essa é uma boa atitude. O perigo sempre existirá e nas relações próximas é a mesma coisa", explica a sexóloga.
Ciúmes de alguém que você não vê? Isto pode ser um grande problema. Juntos, porém separados por uma grande distância, não há quem não balance. Afinal, seu amado, amada, está cercado de "tentações" palpáveis. Saber administrar o sentimento é o mais indicado sabendo que o outro também estará passando por isso.
Sexo? O sexo à distância é uma realidade para muitos e existem até mesmo os "apreciadores" dessa modalidade. Mas não resta dúvida que o anseio sexual pode se tornar um tormento diante de uma barreira intransponível como esta. Essa sensação de impotência pode ser amenizada com a manutenção de planos para o futuro.
Quando um casal se apaixona, perto ou longe, desenvolve o desejo de estar juntos e não medirão esforços para que isso aconteça. "Os apaixonados à distância não são diferentes. Claro que em alguns casos, como relações países distantes versus poucos recursos, isso pode complicar suas vidas, mas quem ama sonha e esse sonho pode amenizar o anseio sexual com boa pitada de idealização", afirma a sexóloga.
(http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/artigo.aspx?cp-documentid=32263300)

Um comentário:

  1. Relacionamento é algo muito complicado estando perto, imagine longe?! Sou defensora do amor e quando se ama não existe ditancia certa, o importante é quererem fazer daquela relação a certa..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...