Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O que é a tal da inteligência emocional?



Você ouve comentários, lê artigos, participa de cursos, palestras e workshops e lê livros que abordam o tema "Inteligência Emocional". De fato, este é o assunto do momento mas o que seria, na verdade, a inteligência emocional?
A personalidade de uma pessoa pode ser compreendida com a avaliação e a soma de dois aspectos herdados e adquiridos ao longo de toda a existência. São eles o Q.I e o Q.E.
Todos nós já ouvimos falar do Q.I - Quoeficiente de Inteligência. Ele é 20% genético, ou seja, herdado de nossos familiares, e eu poderia afirmar com precisão que ele ajuda você a conseguir um emprego.
O Q.E - Quoeficiente Emocional- corresponde a 80%, aprende-se em qualquer idade e chegaremos a conclusão de que ele ajuda você a manter o emprego.
Inteligência emocional, ao contrário do que possa parecer para algumas pessoas, não significa reprimir emoções, mas saber controlá-las. O desequilíbrio emocional pode arruinar a carreira, a vida, o relacionamento e a conduta moral.
Toda pessoa, desequilibrada conscientemente ou não, gosta de chamar a atenção, e muitas vezes até monta um roteiro, sobe num palco, atua e dirige uma situação de escândalo e descontrole emocional. Para os desequilibrados, a platéia torna-se imprescindível. E não há nada pior do que presenciarmos uma situação grotesca ou de baixaria gratuitamente... Fica em nossa mente e na memória uma imagem negativa e uma recordação desagradável.
Mas manter o controle sobre si próprio requer algumas táticas e treino diário.
Primeiramente, você precisa estar com a sua auto-estima em alta. Precisa ter autocontrole e domínio próprio. Sentir-se seguro e confiante profissionalmente.
As nossas emoções são resultado daquilo que vivemos e em que acreditamos. Há quem viva num mundo de fantasias onde a ficção toma um rumo totalmente diferente. Mas precisamos ter os pés e a cabeça no chão.
Há quem viva com os pés na terra e a cabeça no mundo da Lua... Controlar os impulsos e instintos negativos de raiva, explosão e nervosismo é fazer com que uma situação se torne positiva e a nosso favor.
Duas pessoas desequilibradas emocionalmente raramente irão se entender, pois quando uma grita, espera que a outra dê um tom mais alto. Quando uma delas diz um palavrão, espera ouvir o repertório da outra. Sendo assim, controlar as emoções faz parte da inteligência emocional nos relacionamentos interpessoais.

A Inteligência Emocional tem alguns aspectos a serem compreendidos:

Leia os seus próprios pensamentos
Esteja consciente e lúcido, e ocupe a sua mente com coisas boas a fim de sentir e identificar pensamentos negativos e transformá-los em positivos.

Controle seus impulsos
Mantenha a calma e domine as suas emoções. Gritar, alterar a voz ou usar de violência física criam situações negativas e comprometedoras. Muitas vezes, temos que manter o controle de uma situação desarmando-nos de gestos, atitudes ou palavras agressivas. Se for preciso conte até dez, respire fundo e mentalize a situação resolvida com um final feliz.

Organize o seu raciocínio
Não permita que pensamentos negativos invadam sua cabeça. Saiba diferenciar o certo do errado e a realidade da ficção, tentando tirar proveito de uma circunstância negativa que pode ser revertida em seu próprio benefício. Diante de uma possível mudança de algo que parece desfavorável ou ameaçador, acredite em você! Não se esqueça de que a nossa mente é como um campo fértil, e as sementes lançadas sobre ela são os nossos pensamentos. O negativo atrai o negativo, portanto, pense positivo para atrair coisas positivas.

Mantenha a calma e o otimismo frente às adversidades
Diante de um eventual problema de qualquer ordem, a calma e o otimismo continuam sendo elementos básicos para um desfecho com final feliz. Confie em seu potencial. Seja otimista. Grite por oportunidades, e não por ameaças. Não deixe que o negativo domine a situação.

Sintonize-se com os outros
Não se esqueça de que o próximo trava uma árdua batalha de sobrevivência diária, com problemas emocionais, financeiros, afetivos e familiares, enfim, não julgue o todo por uma parte. Tenha o dom da empatia, que nada mais é do que se colocar no lugar do outro para poder compreendê-lo.
As pessoas com domínio emocional têm muito mais chances de vencer na vida, pois o equilíbrio das emoções garante saúde física e mental e paz de espírito, reafirma nossa personalidade, faz-nos pessoas muito mais dignas e distintas, tornando-nos aptos ao convívio social.
(Lívio Callado - http://www.respec.com.br)

Um comentário:

  1. Olá amei seu cantinho e estou seguindo,ficaria muito feliz se você me seguisse de volta..bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...