Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

domingo, 28 de agosto de 2011

Você aceita um marido?

“Não obrigada”. Esta resposta tem sido cada vez mais frequente entre as mulheres asiáticas. O tema é a capa da última edição da revista inglesa The Economist. A idade que as mulheres estão casando aumentou muito e, diz o artigo, muitas preferem ficar solteiras e sem filhos. A razão é o crescimento do número de mulheres nas universidades e no mercado de trabalho. Financeiramente independentes, elas pensam duas vezes antes de aceitar a dura vida de casada. Dura porque na Ásia, em que pese a diferença de tradições entre os países, casamento para mulher significa o início de muito trabalho cuidando do marido, dos filhos e dos pais e sogros. A semanda das japonesas, por exemplo, têm 44 horas de trabalho na empresa e 33 horas de trabalho doméstico.
 
A dupla jornada para mulheres casadas e com filhos existe em todo o mundo, mas na Ásia é mais acentuada, diz a reportagem da revista The Economist. Veja a íntegra da matéria http://www.economist.com/node/21526329

No Brasil elas também estão casando mais tarde. Veja na tabela os dados do IBGE, consolidados pelo economista Luis Eduardo de Assis. No Brasil os números são igualmente impressionantes. Entre 1997 e 2009 aumentou muito a idade média das mulheres solteiras que se casaram.

Assis chama atenção para o grupo de mulheres entre 45 e 49 anos de idade, onde ocorre o maior crescimento do número de casamentos.
Em 1997, 69% dos casamentos envolvia mulheres com menos de 24 anos. Em 2009 este percentual caiu para 47,52%
Casamentos de mulheres solteiras acima de 35 anos eram 4,6 % do total de casamentos em 97. Em 2009 este numero pulou para 11%.
Casamentos de mulheres com menos de 20 anos em 97 era 31,7% do total dos casamentos. Caiu para menos de 16% em 2009.

 Por Mara Luquet (http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/maraluquet/) 

Um comentário:

  1. A minha resposta ainda é Não, Muito Obrigada !! Sei muito bem o que vem depois do Sim, eu aceito !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...