Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ciúme doentio: Insegurança e baixa auto-estima – Sentimentos negativos vivenciados numa relação amorosa destrutiva

O Ciúme doentio está relacionado a um sentimento de insegurança e baixa auto-estima e faz com que a pessoa se sinta em perigo de perder a pessoa amada, sentindo-se inferior, sem atrativos, menosprezada e rejeitada, ficando a mercê de pensamentos negativos e destrutivos na relação amorosa.
Voce pode conhecer mais sobre suas características e jeitos de agir nas relações amorosas. Faça um teste de cíume, clique também em teste psicológico e teste de personalidade
O ciume muitas vezes está relacionado a uma verdadeira questão de infidelidade, mas que a pessoa mesmo traída ainda quer reconquistar o controle da situação, se desmerecendo e muitas vezes se inferiorizando em relação ao outro, de forma a aceitar condições mínimas para manter a relação.
De acordo com os autores Stratton e Hayes (1994) o sentimento de inferioridade está intimamente ligado ao autoconceito, sendo este a soma dos modos como o indivíduo vê a si mesmo. No geral, consideram que o autoconceito tem duas principais funções: a primeira parte, descritiva, é conhecida como auto-imagem, ou seja, uma imagem interna que o indivíduo tem de si mesmo, um tipo de descrição interna sendo construída através da interação com o meio ambiente e do feedback fornecido por outra pessoa; e a segunda parte, avaliativa, conhecida como auto-estima, sendo esta a avaliação pessoal que o indivíduo faz de si mesmo, o senso de seu próprio valor ou competência.
John Powell (2003), afirma que a auto-imagem está na raiz da maior parte da conduta humana. O mais difícil de aceitar é que a auto-imagem seja o produto daquilo que outras pessoas nos disseram que somos, tenham elas dito coisas certas ou não. Se houver uma auto-imagem negativa esta pessoa tenderá a perceber-se como má ou inadequada, tentando viver esta inadequação sob o véu do anonimato, não alcançando as condições básicas que todo ser humano precisa para estar plenamente vivo aceitando a si mesmo como realmente é.
Ainda de acordo com o autor citado, muitos dos que têm uma auto-imagem negativa ou sentimento de inferioridade tendem a enganar a si mesmos, acreditando que ninguém seja digno de confiança, sendo muito comum que estas alegações sejam desculpas, que encobrem o medo de serem rejeitados.
(http://www.psicologiananet.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...