Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Você é viciada em trabalho?



Workaholic é uma expressão americana que designa uma pessoa viciada em trabalho. Um vício que muitas pessoas apreciam, afinal, como dizem os antigos, “o trabalho enobrece o homem”. Isto significa que ser viciado em trabalho é saudável para qualquer indivíduo, certo? Errado!
Para Vera Iaconelli, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Psicologia pela USP e coordenadora do Instituto Gerar de Psicologia Perinatal, qualquer área de atuação do indivíduo que tenha prevalência permanente sobre as demais, chegando a prejudicar a vida social, a profissional, a saúde, as relações familiares e cuja dedicação não possa ser minimizada voluntariamente, pode estar associada à adição ou vício.
“Em alguns momentos da vida podemos ter uma dedicação excessiva a um projeto de trabalho, de forma consciente, visando um período posterior de descanso ou compensação nas outras áreas, mas é a impossibilidade de equilibrar os outros interesses que vai revelar a compulsão profissional”, alerta a especialista.
A psicanalista destaca que nem todos podem escolher trabalhar menos por uma questão de sobrevivência. No entanto, se a saúde, a vida social e as relações familiares estão sendo prejudicadas por um excesso de investimento no trabalho, há necessidade de avaliar as reais motivações do sujeito.
Ela acrescenta que em muitos casos as justificativas são paradoxais: o dinheiro adquirido não poderá ser gasto de forma satisfatória, pois não há tempo para viajar, nem de passear com o carro novo, não há tempo de ir a encontros sociais ou frequentar a própria casa. “O sujeito toma pra si o sustento de toda a família incluindo filhos adultos e netos, criando um círculo vicioso que justifica sua ocupação profissional permanente. Ainda encontramos indivíduos que são perdulários e acabam ‘tendo’ que trabalhar o tempo todo para cobrir os gastos que eles mesmos fazem questão de manter desnecessariamente altos.”
(http://www.universodamulher.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...