Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como construir uma relação a dois saudável?

O amor é sinônimo de companheirismo, afeto e tolerância.

Quando conhecemos alguém especial e passamos a ter ansiedade, pensamentos repetitivos, necessidade intensa de estar com a pessoa, em um primeiro momento, podemos dizer que estamos apaixonados. A paixão é um entusiasmo, uma necessidade, uma forte emoção permeada de fantasia e que, muitas vezes, foge à razão. É como se ficássemos tão arrebatados por aquela sensação que não conseguimos permitir uma atuação mais eficaz do intelecto e da razão.
Porém, essa fase de atração dura apenas um tempo. Em alguns casais, principalmente os mais jovens, dura menos ainda. Então, o verdadeiro confronto é: ou o casal se separa ou começa a construir uma relação. Esta primeira relação a ser construída envolve algo além da atração, envolve amor que é sinônimo de companheirismo, afeto e tolerância.
Num primeiro momento, o amor entre duas pessoas nada mais é do que uma projeção maciça daquilo que gostaríamos que o outro fosse. Enxergamos apenas qualidades e ignoramos completamente os defeitos do nosso parceiro, pois é o escolhido por nós. Aquele com quem queremos viver o resto da vida.
Em geral, esse sentimento faz com que as pessoas namorem, façam planos, casem, mas não exatamente nessa seqüência. Também, antes ou depois do casamento, aparecem os primeiros sinais de alguns aspectos sombrios da personalidade deste ser iluminado que nós desconhecíamos, ou melhor, não enxergávamos.
Inicia-se uma nova fase desta união que começou com uma atração. É a fase da relação, e ela se constrói quando nos relacionamos verdadeiramente com alguém. Por isso é necessário todo o tempo para a atração, o tempo da projeção, o tempo da desilusão e o tempo da construção e da verdadeira relação.
Neste período, é necessário compreendermos primeiramente a nós, o porquê de nossas expectativas, dos padrões que trouxemos da nossa família de origem, projeções baseadas na relação de nossos pais, positivas ou negativas. Só depois podemos compreender o outro, suas expectativas, seus padrões, suas necessidades e, após um breve período de frustração, podemos, então, com uma dose de sabedoria e uma grande porção de amor e compreensão, entender o outro e amá-lo verdadeiramente como uma parte de nós, que como ser humano entende e aceita as dificuldades e diferenças de cada um.
Portanto, você que é jovem e começou a namorar há pouco tempo, entenda que poderá viver momentos apenas de atração, mas pode ser que, logo cedo, viva e sinta a necessidade de construir uma relação verdadeira não baseada em projeções. Para isso, a pessoa que está a seu lado precisa ter o mesmo objetivo.
E para você que está passando pelo breve período de frustração, tenha paciência, se existe amor na relação, ele superará qualquer decepção. Mas se você já está na relação há algum tempo, analise se conseguiu construir uma relação verdadeira com o outro, pois só isso manterá a tal "chama" do amor para todo o sempre. Independentemente de onde você está nesse momento, cultive sempre a "chama" do amor e colha os frutos de uma boa relação no futuro.
(Por Marilena A. Bigoto - http://www.revistadotatuape.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...