Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Transtorno de personalidade obsessiva compulsiva: será que eu não tenho?

Todos nós conhecemos, ou ouvimos falar de alguém com mania de limpeza, de organização. Alguém que, sempre ao sair de casa, volta várias vezes para conferir se fechou direitinho as portas e janelas, tem mania de lavar as mãos a toda hora e de tomar banho várias vezes ao dia. Pois pode ser que esse alguém tenha transtorno de personalidade obsessiva compulsiva. As características não param por aí.
Essas pessoas são extremamente perfeccionistas e detalhistas com tudo a sua volta de forma que chega a afetar suas relações interpessoais. São viciadas em trabalho a ponto de transformar uma simples viagem de férias na praia ou acampamento, numa verdadeira expedição de pesquisas envolvendo todos, só para não perder seu precioso tempo. Chega até a ser engraçado, se não estragasse as férias dos outros com sua rigorosidade em cumprir horários em plenas férias.
Por não confiarem muito na capacidade das pessoas, raramente conseguem atribuir-lhe totalmente tarefas. Geralmente são "econômicas ou precavidas", não gastando dinheiro sem necessidade, como elas mesmas dizem. Acabam por viver num padrão de vida bem abaixo do que podem ter, só para evitar "desperdício" ou guardar para quando precisar de verdade.
Tudo a sua volta deve seguir de acordo com seus padrões, são muitas vezes radicais em suas relações interpessoais, sendo capazes de exigir de uma criança, atitudes de adulto perante algumas situações.
No relacionamento a dois, a pessoa amada deve sempre andar sob seu domínio, isto é, de certa forma sob seu controle nos horários, maneira de vestir, com quem e aonde vai e até seus gastos. Tais atitudes muitas vezes, são confundidas com crises de ciúmes, mas não é. É simplesmente uma forma de manter as coisas sob seu ritmo e controle, sob sua organização, de ver que tudo está perfeito.

Transtorno de personalidade obsessiva compulsiva

É rigorosa quanto a ética e valores morais, obrigando as pessoas de seu convívio a obedecer a regras na rotina diária, pois são a seu ver, elas mesmas são disciplinadas ao extremo. Mas esses cuidados exagerados muitas vezes as impedem de concluir muitos projetos deixando-as embaraçadas com tarefas de última hora.
Muito preocupadas com pequenos detalhes no dia a dia, acabam por esquecer-se de compromissos importantes. Como raramente confiam na competência de alguém para ajudar nas atividades diárias, acabam sempre sofrendo sozinhas.
As causas desse transtorno, sempre vêm do passado, geralmente de algum fato ocorrido na infância onde, a pessoa pode ter sofrido algum trauma como violência, humilhação, rejeição. Na maioria dos casos essas pessoas com transtorno de Personalidade obsessiva compulsiva, são bem sucedidas profissionalmente.
Será que todos nós, temos esse transtorno. Pelo menos uns poucos dessas manias todos temos. Em casos de suspeita, o correto é procurar orientação adequada. Somente um médico especialista pode diagnosticar e se for necessário, tratar corretamente.
(Por Graça Campos - http://www.diariofeminino.com)

8 comentários:

  1. olá
    to aki pra marcar presença!!
    ate mais

    ResponderExcluir
  2. boa terça feira;

    ;)

    retribuindo a visita

    ResponderExcluir
  3. Marcar presença aki é sempre um prazer

    http://www.reinocomico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Passando aqui pra dar aquela carimbada !!

    http://comofaizz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Go go go
    http://vegans-vegetarianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ola estou aki

    ultrajogosonline.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...