Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

sábado, 16 de julho de 2011

Ansiedade: Preocupação com o que ainda não aconteceu

A vida agitada, os desgastes cotidianos, as cobranças do trabalho ou da família podem acabar gerando grande inquietação. Basicamente todas as pessoas sentem um fervor que antecede momentos importantes: a famosa ansiedade. A ansiedade é um estado de inquietação, preocupação e intraquilidade que pode provocar tensão e mal estar. Mudança de emprego, de casa, espera por notícias de algo importante podem te deixar em estado de alerta, podendo manifestar inclusive irritação.
A ansiedade pode ser o estímulo para fazermos algo, para resolver alguma pendência ou tomar uma atitude, mas ela também pode ser negativa quando te tira do foco do que realmente importa, para te fazer sofrer por antecedência. Uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do sistema nervoso central conseqüente à interpretação de uma situação de perigo.
Normalmente as pessoas ansiosas são nervosas, apreensivas e têm dificuldades na concentração e de reflexão. A agitação pode atrapalhar o sono, pois no estado de alerta torna-se mais difícil relaxar e dormir.Quando o nível de ansiedade é normal, as pessoas podem interagir socialmente e manter uma vida normal. Já em casos de ansiedade severa, a pessoa tem dificuldade de desempenhar simples atividades rotineiras. A ansiedade normal pode ser amenizada com exercícios de relaxamento, Ioga, acupuntura e outros tratamentos alternativos.
Se você acha que sofre de ansiedade deve procurar um médico psiquiatra que poderá avaliar se os sintomas são de transtornos de ansiedade generalizada ou apenas uma condição passageira. Caso seja diagnosticado o transtorno de ansiedade generalizada, o paciente passará por tratamento com medicamentos e psicoterapia cognitiva comportamental.

Dicas que ajudaram a controlar a ansiedade

1) Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade.
2) Para reduzir o seu estresse diário faça sessões de massagem e acupuntura regulares, além de yoga e meditação. Muitos pacientes com ansiedade se beneficiam também de tratamentos alternativos como a homeopatia e o uso de florais de Bach.
3) Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdome expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca.
4) Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos.
5) Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate, de forma moderada, para não ganhar peso.
(Por Letícia Murta - http://www.diariofeminino.com)

6 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...