Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Baixa Autoestima Como Causa da Infelicidade

Muitas pessoas se queixam de que são infelizes no amor, que só “entram em roubada” e que, mesmo fazendo tudo para que seu relacionamento dê certo, a desilusão sempre acontece.
Não são poucos os que até começam a duvidar da possibilidade de ser feliz ao lado de alguém, de que é possível ser feliz ao lado de alguém. Se a desconfiança no amor começar a envenenar o coração, é sinal de que a auto-estima está abalada. É só o começo de uma longa lista de problemas a caminho. Desconfiar da sua capacidade de atrair e oferecer amor, faz com que a pessoa só piore a situação.
"A auto-confiança é o pilar da afetividade: sem auto-estima e amor por si mesmo, o ser humano não consegue relacionar-se de forma satisfatória e enxergar-se de forma positiva. Tornando-se inseguro e descrente quanto ao seu desempenho como homem ou como mulher. Uma das conseqüências é o sentimento de menos valia que impede a conquista amorosa e sua manutenção”, afirma a psicóloga Lilian Martins.
A descrença em si mesmo acaba se refletindo no relacionamento, que torna-se palco para demonstrações de carência, egoísmo e insatisfação. O medo de amar vem à tona e vai minando as chances de felicidade.
Geralmente, as pessoas preferem estragar tudo logo começo O que só vai reafirmar sua crença de que “jamais darão certo no amor”, criando o que chamamos de profecia auto-realizável. É imprescindível gostar de si mesmo para correr o risco de se envolver com alguém, sem medo de vir a sofrer.
Essa é uma das explicações porque pessoas com baixa auto-estima, quando encontram um parceiro, defendem-se de uma possível dor acabando logo com a relação.

( Por Jael Coaracy - vaidarcerto.com.br)

3 comentários:

  1. Concordo com voce!
    A auto-estima é muito importante, não só numa relaçao, mais no dia-a-dia, se nao acreditarmos em nós mesmos; quem é que vai?
    e isso é horrivel...

    Amei o post
    Beijos!!

    Feh,
    http://clouds-of-cotton.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Uau , que perfeito. Amei seu blog , seguindo. se quiser seguir o meu http://diaryofagirl97.blogspot.com/ .

    ResponderExcluir
  3. Comecei a seguir agorinha e já tô gostando!!!
    Parabéns!!! =]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...