Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Medo de Amar é o Medo de Ser Livre


O medo e o amor são emoções básicas presentes na vida de todos nós. Amar e ser amado é um desejo de vida, mas muitos fogem do amor por medo de sofrer, de ser rejeitado, de ser abandonado, de ser magoado, de assumir compromisso, de não dar conta, de perder a liberdade... O medo de sofrer termina antecipando o próprio sofrimento e fazendo com que as pessoas aprisionem os sentimentos no próprio corpo. "O medo de amar é o medo de ser livre para o que der e vier; livre pra sempre estar onde o justo estiver".
É incrível que muitas pessoas acreditem que podem evitar o sofrimento se fechando, se protegendo dos outros e do amor. Pura ilusão! O sofrimento também faz parte da vida. Na luta pela liberdade se conquistou uma maior liberdade sexual, mas em contrapartida, as pessoas se fecharam mais para o amor. Tornou-se muito fácil fazer sexo, então por que se consumir com essa história de afeto, de amor? Porque sem amor não há liberdade e nem felicidade.

Amar é Arriscar-se

Amar é um imenso risco! Mesmo que você já tenha sofrido no passado com amores findos ou mal resolvidos, faça do sofrimento uma aprendizagem e siga em frente - vá onde seu coração mandar afinal de contas "o medo de amar é o medo de ter, a todo o momento, de escolher, com afeto e precisão, a melhor direção".
As pessoas que fogem do amor e não amam são prisioneiras em seu próprio corpo. São amargas e depressivas, não se cuidam, adoecem com freqüência, nunca estão satisfeitas com nada, fixam no passado e estão sempre reclamando de algo ou de alguém. Quando não estão trabalhando se isolam em seu "mundinho particular", fogem das pessoas e buscam o prazer nos livros, nos discos, computador (é menos ameaçador)...
Trocar carinhos e afetos, nem pensar! Que pena, essas pessoas estão fadadas a solidão ou a viverem relacionamentos frios e sem emoção. Para amar, é preciso curar as "feridas emocionais do passado" e rever posturas e atitudes, pois amar é um ato de felicidade e não de sofrimento. Mas, para amar, é preciso amar-se. A prática do amor começa dentro de nós, com uma atitude de auto-aceitação - ao não se amar você se perde de você, do outro e da possibilidade de viver o amor.

Permita-se Viver

Amar é compartilhar a vida e a intimidade com outra pessoa; é uma "troca profunda de qualidade"; é um jeito de ser e estar no mundo; é abrir a alma e o coração; é viver afinidades e criar possibilidades; é a personificação de nossos desejos mais secretos; é um vínculo profundo entre duas pessoas. Não adianta procurar pelo amor, ele não está a nossa disposição quando nós queremos - ele acontece. Mas para amar é preciso primeiro se amar, se aceitar com todas as suas contradições e fragilidades e também perceber e aceitar o seu parceiro com suas qualidades e defeitos. Divida com ele a responsabilidade pela sua felicidade. "O medo de amar é não arriscar, esperando que façam por nós o que é nosso dever - recusar o poder".
Demonstre e declare seu amor a quem mereça ser amado por você. Se não houver correspondência você pode desistir e continuar pela vida amando, desamando, amando... Se descobrindo, amadurecendo e crescendo. Garanta o seu direito de viver um amor mais verdadeiro e profundo.
(Por Zildinha Sequeira - Revista Troppo de O Liberal)

Um comentário:

  1. Disse tudo neste post.

    Para ser feliz, basta amar sem medo e se entregar sem se arrepender do amanhã. O amor é um sentimento confuso e belo, mas que se deve vive-lo intensamente sem medo do que te reserva o amanhã.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...