Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO


O ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO é uma das manifestações dos transtornos de ansiedade. Ocorre em consequência de um evento traumático, fortemente ameaçador. O evento pode ter acontecido com a pessoa ou ela pode ter sido apenas testemunha. 
A característica principal do estresse pós-traumático consiste em um tipo muito forte de recordação - chamado revivenscência. Não se trata apenas de memória do acontecido, mas a sensação de estar revivendo novamente a tragédia e todo o sofrimento original. Assim, a pessoa revive tanto a memória do acontecido quanto as sensações de angústia e sofrimento físico da situação traumática.
Um trauma não é necessariamente um acidente ou situação de ameaça, como morte, estupro ou sequestro. Por definição, trauma é qualquer evento que deixe sequelas de sofrimento psíquico recorrente, acompanhado das alteraçãoes/mal-estar corporal quando há a revivescência.
Há eventos considerados pouco graves, como um acidente de trânsito sem vítimas. Apesar da aparente pouca gravidade, este acontecimento pode levar uma pessoa a apresentar os sintomas do stress pós-traumático. Até mesmo um susto forte no trânsito, para alguém que está aprendendo a dirigir, tem o potencial para deixar sequelas relacionadas ao stress pós-traumático.
Na situação potencialmente traumática, a pessoa apresenta imediatamente após o evento reação forte de medo, desamparo ou desesperança. Depois disso, passa a ter recordações vívidas, intrusivas (involuntárias e abruptas) do acontecido, como “flashbacks”. Revive-se o acontecido, o que foi pensado e sentido, que causam sofrimento intenso. São também comuns pesadelos sobre o fato. Outros sintomas são insônia, irritabilidade, respostas autonômicas exageradas e até mesmo dificuldade de concentração/memória.
A pessoa passa então a evitar tudo o que tenha relação com este trauma: assuntos, lugares, pessoas, conversas, objetos e sensações.
Para diagnóstico de estresse pós-traumático, estes sintomas devem estar presentes por pelo menos um mês. Se o tempo for menor que um mês, não significa que a pessoa não teve nada, apenas que o rótulo diagnóstico não é adequado.
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático é como uma cicatriz no funcionamento psicológico, que ocorre quando as capacidades de enfrentamento são menores que a pressão decorrente do evento potencialmente traumático ou quando este é forte demais. Pessoas com problemas anteriores de ansiedade, medos, insegurança ou auto-estima rebaixada são mais suscetíveis a apresentarem estresse pós-traumático.

(http://www.dirigindosemmedo.com.br/stresspostraumatico.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...