Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

sábado, 30 de abril de 2011

Treinada Para Matar, ou seja Essa Tal de TPM...

TPM, ou tensão pré-menstrual, tem sido o inferninho particular da mulher moderna. As antigas viviam mais preservadas, normalmente só trabalhavam em casa, de modo que podiam recolher-se ao leito com uma indisposição que se prolongava até o fim "daqueles" dias.

Pesquisa feita num presídio feminino dos EUA mostrou que 50% das presas cometeram os delitos fatais durante o período pré-menstrual. Entre as que provocaram acidentes de trânsito, 52% estavam na mesma situação. Os juízes são até mais benevolentes com as mulheres criminosas quando elas alegam TPM, e há mesmo que dar um desconto, porque tem dias em que a gente fica doida, prontinha para rosnar e morder (no mínimo).

Às vezes é tão infernal que os sintomas duram da ovulação até a menstruação, sem sabermos que são agravadíssimos por hábitos alimentares, stress, drogas e até relações domésticas: segundo as pesquisas, um dos piores fatores de risco para TPM é... viver com um homem! Professoras e funcionárias públicas gozam até hoje de um indulto menstrual. Podem faltar três dias por mês, vejam só, certamente para não estrangularem alunos e chefes.

Claro que nem todo mundo sente a tensão pré-menstrual com tanta ênfase, e há as que nem sentem. Quem sofre mais são as estressadas, as mais velhas e as que têm mais estrogênio circulando: gordinhas, ioiô (engordando e emagrecendo o tempo todo) e as que vivem com o intestino preso (quando as fezes se acumulam no intestino, o estrogênio contido nelas, que o fígado degradou e tratou de eliminar, é reabsorvido pelo sangue).

Como isso chega a acontecer? Na primeira fase do ciclo menstrual o óvulo está se preparando para deixar o ovário rumo ao útero. Se a fecundação não acontece entramos na segunda fase, que leva à menstruação. Ou seja, o período acumula toda a tensão de um movimento que não deu em nada, e a menstruação vai limpar o útero de um sangue que não serve mais. Não é nada parecido com a exuberância de uma primavera e um verão, tem os tons mais sóbrios e fechados de um outono e um inverno. A situação sugere recolhimento e repouso, como em qualquer fim de ciclo.
  
Que tipo de TPM você pratica?
 

Bruxa
Alterações bruscas de humor, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, lentidão mental, abatimento, apatia, insônia, vertigem e depressão, dor de cabeça forte; os sintomas apontam alto nível de estrogênio e baixa
progesterona.



Monstra
Aumento de peso, flatulência, inchaço abdominal, edema no rosto,
nas mãos e nos pés, muita sensibilidade nos seios; indica excesso
de sal no organismo com retenção de líquido  e possível
elevação de aldosterona, hormônio das glândulas adrenais.



Neurótica
Depressão, impulsos suicidas, crises de choro, confusão mental,
falta de concentração, dificuldade em verbalizar; pode significar
elevação de progesterona e possível aumento do hormônio andrógeno; também é bom ver se há intoxicação por chumbo.



Comilona
Apetite voraz, necessidade incontrolável de comer açúcar, sensação de cansaço, palpitações, dor de cabeça e até desmaios; isto costuma indicar hipoglicemia reativa.



Pluriapta
Apresenta vários dos sintomas mencionados e inclui um ou mais dos seguintes: acne, gases, constipação, diarréia, enjôo, vômito, dor nas costas e problemas respiratórios.
( http://correcotia.com)

6 comentários:

  1. Tenha um excelente final de semana!

    http://www.reinocomico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Pow que legal, eu sinto muito por vocês serem assim...tão descontroladas nesses períodos...mas acho que num relacionamento, cabe muito ao companheiro em saber como lidar com esses momentos em que as mulheres ficam tão sensíveis. Super interessante o post de vocês, gostei! estou seguindo! segue o meu! http://heitorpergher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi...amei seu blog, agora to seguindo suas peagadAS...SE QUISER PODE ME SEGUIR TMB, MAS NÃO ACHO MEU BLOG MUITO INTERESSANTE..SÃO SÓ COISITAS MINHA.
    Pra falar do post...definitivamente tenho a TPM Neurótica
    kkkkkkkkkkkkk
    eu sofro demais e quem ta do meu lado tmb
    beijos

    ResponderExcluir
  4. é me identifico muito com a Neurótica :) rsrs já estou com sintomas rs e o meu namorado fica bem mansinho quando estou de tpm rsrs' poxa adorei o blog e vou le-lo todinho me interessou mesmo :)
    seguindo? segue o meu também?
    http://jeehentrelinhasepalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...