Meu amor terminou comigo de uma hora para a outra”. Quem já não ouviu ou falou essa frase antes? Ela caracteriza bem um comportamento: tapar o sol com a peneira. O outro sempre dá sinais de que as coisas não vão bem. Basta ficar atento a eles. “O relacionamento contém quatro tipos de interações: entre 'eu e eu', entre 'eu e você', entre 'eu e nós' e entre 'nós e você'. Não é fácil administrar”, explica o psicoterapeuta Gilberto Picosque. “Isso fornece matéria-prima inesgotável para inúmeras crises –e toda crise apresenta sinais.”
Mas por que tanta gente não nota esses sinais? Para Sergio Savian, terapeuta e autor de diversos livros sobre relacionamento, muitos tendem a vivenciar as relações de forma insatisfatória, sem perceberem que não estão felizes.
“Há quem leve namoros ou casamentos de qualquer jeito. Alguns relacionamentos se alongam mais do que deveriam, mesmo mortos; outros parecem que vão bem, mas terminam de repente. Pode ser que um dos dois já vinha premeditando a separação ou tenha aparecido uma terceira pessoa. Mas, independentemente da razão, os sinais estão por toda parte”, garante.
Gilberto Picosque listou alguns dos indicadores que apontam para uma relação carente de revisão em diversos planos diferentes. Veja:
Além dos sinais já listados, o sexo também é um termômetro de que o relacionamento não vai bem. A terapeuta e sexóloga Regina Navarro Lins, autora de “A Cama na Rede” (editora Best Seller), entre outros livros, dá algumas pistas. Segundo ela, é importante não achar natural quando um dos dois dá frequentes desculpas para evitar fazer sexo, transa por obrigação ou finge orgasmos.Mas não se desespere se você identificar essas características no seu relacionamento. “Perceber esses sinais não significa que a relação já desmoronou, mas, sim, que o casal pode estar diante de algum desafio evolutivo que pode ser superado”, afirma o psicoterapeuta Gilberto Picosque. | ||
(http://estilo.uol.com.br/comportamento/relacionamento) | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário