Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

terça-feira, 29 de março de 2011

Carência Afetiva

Sentimento que leva as pessoas a se envolverem com parceiros que não as valorizam

  
Sensação de desamparo, um grande medo de perder o parceiro ou o amor dele, pânico de ficar só, necessidade constante de receber afeto e a impressão de que o carinho recebido nunca é suficiente.
Essas são algumas das emoções vivenciadas pelas pessoas que sofrem da carência afetiva.
 Não raro, elas acabam se envolvendo em relacionamentos confusos e difíceis, com pessoas inadequadas. Casam por motivos errados e algumas chegam ao extremo de se submiter a humilhações e aceitar exigências absurdas.
“ Os carentes colocam todas as suas expectativas da sua vida na relação, pois limitam sua existência à dedicação exclusiva ao parceiro, buscando através dele, preencher um vazio existencial. Alguns chegam a afastar de amigos, familiares e até mesmo filhos, pensando que quanto mais doarem ao seu amado, mais ele os amará. Porém não é assim que funciona. Com essas pessoas têm baixa estima, muitas acabam por atrair pessoas que não valorizam e se submetem a tirânia deles” Explica a  psicóloga e terapeuta de casal Andréia Costa.
Para não se tornar refém de um relacionamento, deve-se valorizar outras fontes de afeto, como amigos, pais, irmãos e outros parentes. Dedicar-se ao trabalho ou ao estudo, cuidar da aparência também são atitudes importantes para driblar a carência. Quem gosta de animais tem ainda os ‘pets’ como aliados.
No entanto, a melhor maneira de evitar cair na carência é melhorar a autoestima. Lembre-se que quando uma pessoa ama a si mesma, ela não se sente tão desamparada

Dicas para não se tornar refém do amor
  
Dê importância  à sua vida pessoal e invista na realização dos seus sonhos.
Busque independência, tenha autonomia para fazer suas escolhas.
Dedique-se a um trabalho ou um estudo que goste.
Tenha amigos
Mantenha contato com a família
Frequente uma igreja
Dedique-se a atividades comunitarias
Se gostar e tiver como cuidar tenha bichinhos de estimação
(http://www.feeamor.com)
 

Um comentário:

  1. concordo no que diz o texto em algumas palavras e outras não, mas achei bem interessante, acho que primeiramente devemos nos amar, termos amor-próprio porém não excessivamente... e acho que precisamos também depender de nossa felicidade, s dependermos sempre da felicidade do parceiro, sempre seremos infelizes, acho que amar a si mesmo e ser feliz com ou sem a pessoa desejada é algo dificil, porém não impossivel!!! precismos da nossa auto-estima e nunca ser desvalorizada por carência demais.(e pra falar a verdade eu sou carente mesmo, muito rs) Mas sei depender de minha felicidade e viver minha vida conforme diz, é claro que tendo um parceiro ao lado a felicidade fica completa.. enfim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...