Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

sexta-feira, 18 de março de 2011

É possível ser feliz sozinha?



Estar sozinha não é estar incompleta, é preciso ter independência emocional para entender que a nossa felicidade não depende do outro.
Existem mulheres que não conseguem superar o fim de um relacionamento e que vêem o fato de estarem sozinhas como uma batalha perdida.
Faz parte da nossa cultura a mulher só ser bem sucedida se tiver um companheiro, filhos e etc., não importa se ela está feliz sozinha, se tem faculdade, pós-graduação, um bom emprego, uma ótima família e super amigos, nada disso tem valor se ela não tem alguém do seu lado.
Nos desenhos infantis, filmes e novelas, tudo acaba em casamento, filhos e no famoso “foram felizes para sempre”. Até Vinicius de Moraes em sua música Wave diz que “é impossível ser feliz sozinho”. E quem nunca ouviu frases do tipo: “estou à procura da tampa da minha panela” ou “a metade da minha laranja”.
Criamos a falsa idéia de que somos seres incompletos e por isso iremos passar a vida toda tentando achar essa outra metade. Com o fim do relacionamento (perdemos) e voltamos a ser “incompletos”, como se estar sozinha fosse uma deficiência que causa vergonha e por isso é comum evitar as festas de família com medo “daquela” tia “fofoqueira” perguntar do namorado, vergonha dos amigos, dos vizinhos e até do cachorro que faça aquela carinha de que está com dó de você. Nos escondemos, nos culpamos e sofremos, sofremos muito.
Muitas vezes a dor não é pela pessoa que perdemos, mas pela solidão que ocasionou. A questão é que se não temos a felicidade sozinhos não a conseguiremos acompanhados, pois o medo da solidão é tão grande que sufocamos um relacionamento que poderia dar certo (ciúmes) ou no pior dos casos aceitar qualquer tipo de relação (violência).
Não que devemos ficar sozinhos, mas que nossa felicidade não pode depender do outro, por isso precisamos ter independência emocional, que surge com uma melhor auto-estima. Conseguiu uma tarde de folga no trabalho? Porque não aproveitar o cinema vazio ou sentar em um café para apreciar a vida, ao invés de ir para casa porque não tem companhia.
Se você está sozinha por opção ou acaso do destino aproveite esse momento para se conhecer, se curtir e se amar, pois ninguém irá cuidar melhor de você do que você mesma.
Seja feliz!
(Por Andreia Mattiuci-Psicóloga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...