Amar Demais... Um Erro!

Amar Demais... Um Erro!

sábado, 10 de março de 2012

Ainda não nos encontramos pessoalmente... Estamos namorando?



Quando duas pessoas se conhecem via internet, é comum que, antes mesmo de se encontrarem, elas já tenham conversado bastante, seja por chat ou por voz. É justamente durante essas conversas que afinidades são identificadas, o que muitas vezes faz brotar o interesse entre ambos. Quando os dois estão na mesma cidade e não há qualquer tipo de impedimento, o mais frequente é que logo um encontro seja marcado. Este encontro pode confirmar as afinidades e fazer o interesse aumentar, levando a uma relação mais séria. 
Nem sempre, no entanto, os envolvidos estão nesta situação ideal em que o encontro é facilmente marcado. Muitas vezes eles vivem em cidades separadas por muitos quilômetros ou têm outros tipos de impedimentos, fazendo que, apesar da vontade de se conhecer logo, o encontro tenha que ser adiado.
Nestes últimos casos, a solução é continuar conversando apenas via internet ou por telefone. Desta forma, mesmo sem se encontrar, a relação caminha. Um passa a conhecer melhor o outro, encontram-se semelhanças (e diferenças, claro) entre ambos, surge à admiração mútua, a atração... E até a paixão! Mas como estar apaixonado (a) por alguém sem sequer tê-lo (a) encontrado pessoalmente? Pode isso?
Costumo dizer que, em se tratando de relacionamentos, tudo “pode”. Isso porque estamos falando de sentimentos, e sentimentos pouco seguem a lógica ou uma racionalidade. Assim sendo, é possível sim se apaixonar por alguém sem ter estado face-a-face com a outra pessoa.
Quando surge a paixão, e, principalmente, quando esta paixão é mútua, é comum vir à tona a dúvida: “somos o quê um do outro? Estamos namorando?”. A questão é bastante razoável, já que o apaixonamento e o desejo de encontrar o outro fazem com que as buscas por um relacionamento cessem. Desta maneira, um acaba se mantendo fiel ao outro.
Acontece, no entanto, que em muitos casos esta pergunta fica apenas no ar, não sendo colocada verbalmente durante as conversas. A razão para isso é que os envolvidos costumam ter medo de tocar no assunto e parecerem precipitados ou mesmo aparentarem estar pressionando a outra pessoa de uma maneira indesejável.
Ora, se um relacionamento deste tipo está baseado principalmente no diálogo (por escrito ou oral), já que ambos ainda não se encontraram, por que deixar este assunto tão importante de fora das conversas? Penso ser importante que ele seja abordado e conversado abertamente, de maneira franca e clara. Conversar sobre qualquer tema não significa necessariamente estar cobrando ou exigindo algo do outro, e por isto o tom não deve ser de cobrança, mas de conversa.
Falar sobre tudo isso é uma boa ideia por vários motivos: primeiro, por amenizar a ansiedade e a tensão de simplesmente não saber o próprio “estado civil”. Segundo, porque os dois podem perceber se compartilham das mesmas expectativas e intenções sobre o relacionamento, e podem também alinhar essas expectativas e intenções. Imagine se um(a) achar que está namorando e outro(a) se considerar solteiríssimo(a)?
No caso de o casal conversar sobre este assunto e decidir que está namorando, mesmo antes do encontro, surge mais uma questão: o que dizer aos outros? É comum às pessoas ficarem receosas de contar a seus familiares, amigos e conhecidos sobre o namoro, e serem criticadas por isso. Sobre isso, penso que, em primeiro lugar, ninguém precisa compartilhar tudo com todo mundo. Se alguém não tiver vontade de contar a história aos outros, é melhor que simplesmente não conte. Não há mal nenhum nisso.
Acredito, no entanto, que, quando as coisas estão bem entendidas internamente, fica mais fácil explicá-las aos outros. Quando uma pessoa está aceitando bem seu namoro, talvez tenha mais facilidade de explicar aos conhecidos como tudo se deu, sem tanto medo de receber críticas.
É importante ter em mente que um namoro que começa desta maneira não é pior ou menor do que nenhum outro. A internet é hoje mais um meio através do qual podemos conhecer e nos relacionar com pessoas, e saber fazer bom uso dela para este fim não é um defeito, mas uma virtude.

(mariana matos - http://msnencontros.parperfeito.com.br) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...